VOCÊ ESTÁ EM:

3 DICAS INCRÍVEIS DE COMO MANTER SEUS ALIMENTOS CONSERVADOS DE FORMA CORRETA

Se você lida com alimentos perecíveis, com toda certeza já se deparou com o desperdício causado pela má conservação desses alimentos. Essa situação se agrava quando se trata de um estabelecimento comercial, pois além do desperdício dos alimentos, esse armazenamento ruim ainda trará um prejuízo econômico gigantesco, que inclusive pode levar seu estabelecimento a falência.

Pensando nisso, separamos as 3 melhores formas de preservar corretamente seus alimentos e como armazená-los a fim de evitar o desperdício e conservar os sabores e nutrientes de todos os seus alimentos.



Veja 3 dicas de como preservar seus alimentos

Arquivo


1. CONGELAMENTO

Para quem procura um método de preservação simples, o congelamento é uma das opções mais fáceis, podendo ser feito pelos famosos Freezers. Congelar alimentos é uma ótima maneira de manter quase qualquer tipo de alimento conservado. Fazê-lo corretamente exige um pouco mais de prática - o segredo é observar se o congelador está queimando. Você deve estar ciente de como embalar e armazenar os alimentos congelados.

Quanto tempo dura: Geralmente, os alimentos congelados duram até três meses sem perder muito sabor e textura, após isso pode ocorrer a queima desses alimentos decorrente do frio caso eles sejam armazenados em sacos plásticos comuns.

2. SELADORAS A VÁCUO

As seladoras a vácuo preservam os alimentos evitando o crescimento de fungos ou bactérias. A vedação a vácuo priva seu alimento de oxigênio, ou seja, impede o surgimento de mofo e bactérias, visto que tais organismos não podem crescer sem oxigênio.

Além disso, a vedação a vácuo protege os alimentos contra a desidratação e queimaduras no congelador. A queimadura de congelamento ocorre quando a água entra em seus alimentos. O saco a vácuo evita que os alimentos entrem em contato com o ar, evitando que a umidade evapore, sendo uma excelente barreira contra as intempéries.

Os alimentos vedados a vácuo os preservam 3 a 5 vezes mais do que os alimentos armazenados em recipientes ou sacos plásticos.

3. ARMAZENAMENTO CORRETO

Lembre-se que alguns alimentos necessitam de uma temperatura menor e outras maiores para sua conservação.

Alguns exemplos: derivados do leite precisam de um pouco mais de refrigeração, mas não precisam ser colocados em um freezer, diferentemente das carnes que por normalmente precisar de um tempo maior de conservação para ser utilizada, devem ser armazenadas em um freezer.

Uma boa saída para ter o melhor dos dois mundos são os Refrigeradores/Freezers Dupla Ação, ou seja, possuem a capacidade de trabalhar como um freezer, mas também pode ser regulado como refrigerador.


Caso você consiga mesclar as 3 dicas, você pode ter certeza que irá diminuir consideravelmente o número de alimentos estragados e, ao mesmo tempo, preservar sua qualidade e sabor.

Para obter mais informações sobre os melhores equipamentos, peças de reposição, utensílios e acessórios para o setor alimentício, venha conhecer o Sotomano, o maior e melhor distribuidor para casas de carnes, cozinhas industriais, padarias, restaurantes, mercados, rotisseries e diversos outros setores, priorizando a qualidade dos produtos e o melhor atendimento.

NOVIDADES NO BLOG