VOCÊ ESTÁ EM:

CHAPA A GÁS OU ELÉTRICA? COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO PARA O SEU COMÉRCIO


Ao selecionar a melhor chapa para o seu estabelecimento, há uma série de fatores a serem considerados, incluindo tamanho, estilo, tipo de utilidade e espessura da chapa. Embora muitos tipos de chapas possam obter o mesmo resultado final, selecionar cuidadosamente a melhor opção para suas necessidades pode ajudar seu estabelecimento a aumentar a produtividade, reduzir os custos de serviços públicos e, claro, produzir itens de menu que agradam ao cliente!


As chapas a gás

As chapas a gás apresentam queimadores localizados por baixo da placa da chapa. À medida que esses elementos são acesos, eles aquecem a superfície de cozimento. As chapas a gás podem atingir temperaturas mais rapidamente e se recuperar mais rapidamente do que um modelo elétrico. Dependendo da sua área, o gás pode ser uma utilidade mais barata do que a elétrica.

Arquivo

As chapas elétricas

Arquivo

As chapas elétricas têm elementos de aquecimento por baixo ou incorporados na placa da chapa. À medida que esses elementos são ligados e aquecidos, eles aquecem a superfície de cozimento. Chapas elétricas são mais lentas para aquecer e se recuperar do que uma frigideira a gás; no entanto, eles são uma ótima opção para locais onde o gás não é uma opção ou a eletricidade é um utilitário mais barato, sem falar que são uma opção mais segura visto que não há a queima de gás.

Há outros fatores que devem ser levados em conta também na hora de adquirir uma chapa, eles são:

Tamanho da grelha

As chapas estão disponíveis em tamanhos que variam de chapas com 45 cm até 1m e 50 cm de comprimento. Alguns fatores a serem considerados ao escolher uma unidade incluem:

Se o seu estabelecimento lida com itens de café da manhã e almoço em uma chapa, você pode considerar um tamanho maior que pode ser dividido em duas zonas de cozimento - uma para itens delicados e a outra metade para carnes mais pesadas e produtos congelados.


Chapas específicas

No mercado também há algumas chapas específicas para alguns alimentos, elas são:

a) Chapas para lanches (geral)

As chapas de lanches são aquelas longas que permitem o manuseio de vários alimentos ao mesmo tempo.

Excelentes para lancherias pela sua praticidades

b) Chapas sanduicheiras

As chapas sanduicheiras são aquelas que possuem uma prensa acima da chapa que permite deixar o lanche crocante.

c) Chapas bifeteiras

Agora se você tem um espetinho, ou se seu restaurante também vende carne e quer um equipamento que distribui de forma uniforme e constante o calor na superfície que deixa sua carne perfeita, a chapa bifeteira é a melhor opção pra você.

Arquivo


Manutenção das chapas

As chapas, tanto elétricas como a gás possuem uma grande durabilidade, não precisando de reparos se forem bem cuidadas.
Então, sempre que terminar o expediente, limpe e evite deixar restos no equipamento. A maioria hoje possui a chapa de aço inox, o que facilita imensamente na hora da limpeza, sem falar que não ficam com resquícios de sabores ou cheiros de outros alimentos. Então, cuide bem dela e assim você continuará com a sua chapa por um bom tempo.

NOVIDADES NO BLOG