O calor necessário para fazer o refrigerante evaporar (ou mudar de líquido para gás) é retirado de dentro dos compartimentos. Então, quando o refrigerante é condensado (ou passado de gás para líquido), ele libera calor, que é liberado para fora do aparelho.
Através do refrigerador:
1.Compressor
Um motor elétrico aciona o compressor, que pressuriza o gás refrigerante e o bombeia pelo sistema. A compressão do gás faz com que a energia seja liberada na forma de calor.
2.Bobinas condensadoras
O gás então passa por pequenos radiadores na parte traseira do eletrodoméstico, chamados de serpentinas do condensador, que liberam calor para o ambiente. O resfriamento do gás pressurizado condensa-o em um líquido.
3.Bobinas do evaporador
O refrigerante líquido resfriado então passa por um secador para remover partículas de sujeira. Em seguida, entra em um tubo capilar muito estreito sob pressão. O líquido flui para as serpentinas do evaporador, onde passa por uma câmara de expansão, fazendo com que a pressão chegue até o ponto de ebulição para depois caírem imediatamente. O líquido se expande rapidamente e ferve, transformando-se em um gás frio.
4.Paredes e compartimentos
O gás frio passa pelas serpentinas do evaporador, ou placa, que passam pelas paredes do freezer e da geladeira. O calor é conduzido através das paredes internas dos compartimentos para o gás frio, aquecendo-o.
5.Compressor
O refrigerante gasoso então flui a baixa pressão das serpentinas do evaporador para o compressor para iniciar o ciclo novamente.
6.Termostato
Um termostato conectado à caixa do botão de controle mantém a temperatura do refrigerador ou freezer ligando e desligando o compressor de acordo com a configuração de temperatura selecionada.
O processo de resfriamento:
A geladeira, como uma panela de pressão, muda a pressão dentro de uma unidade selada para mudar o ponto de ebulição de um líquido.
As geladeiras diminuem a pressão para diminuir o ponto de ebulição do refrigerante líquido, enquanto as panelas de pressão aumentam a pressão para que a água ferva em uma temperatura mais alta.
1.O gás refrigerante é comprimido por uma bomba.
2.A compressão o força a perder parte de sua energia, porque as moléculas não podem se mover tão livremente e, portanto, colidem no espaço reduzido. Essa energia, na forma de calor, é dissipada por um radiador denominado condensador.
3.Aqui, o gás se condensa em um líquido quente, que então passa para um tubo estreito.
4..Ao sair desse tubo, sua pressão cai, fazendo com que ferva.
5.O líquido ferve à medida que retira energia térmica de seus arredores - o evaporador e o interior da geladeira.
Quer saber mais sobre produtos e equipamentos do setor alimentício? Venha conhecer o SOTOMANO, a maior e mais completa loja do setor, especializada em cozinhas industriais, casas de carnes, padarias, restaurantes,mercados, rotisseries e todos outros segmentos do setor.