- Comunicando-se educadamente e encontrando uma solução, você pode reter esse cliente para compras futuras.
- Resolver o problema pode mostrar como corrigir um problema na empresa para evitar que isso aconteça novamente
Como lidar com clientes irritados
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para ajudá-lo a navegar pela situação positivamente:
1. Fique calmo
Em alguns casos, um cliente pode estar visivelmente angustiado ou zangado. Apesar do seu comportamento, use um sorriso e uma linguagem corporal, como contato visual e uma mão estendida para um aperto de mão, para mostrar que você está aberto a essa interação e em resolver a situação.
Usar um tom de voz baixo pode induzir o falante a também diminuir o tom e o volume.
Descubra os melhores equipamentos de cocção!
2. Mude sua mentalidade
Pode ser natural pensar que a situação não é sua culpa. No entanto, o sucesso dessa interação depende em grande parte de você não levar a raiva do cliente para o lado pessoal. Isso pode ser feito mudando de uma mentalidade de encontrar a culpa (o que ou quem causou esse problema) para uma mentalidade em que o objetivo é encontrar uma solução. Dizer algo como "Vamos ver como posso ajudar" é uma boa maneira de sinalizar essa mentalidade.
3. Reconheça a insatisfação dele
A primeira coisa que o cliente espera de você é o reconhecimento de que algo aconteceu para aborrecê-lo. Você pode reconhecer os sentimentos deles sem aceitar a culpa, dizendo algo como: "Vejo que você está chateado e sinto muito".
4. Apresente-se Dizer seu nome ao cliente e aprender o dele pode naturalmente colocar a interação em uma base mais cordial. Pergunte ao cliente o nome dele e use-o durante toda a conversa e com frequência. Isso torna a interação mais pessoal e permite que o cliente saiba que você se preocupa especificamente com ele, em vez de usar um título formal como "senhor" ou "senhora".
5. Ouça
Os melhores equipamentos de refrigeração você encontra aqui!
Isso pode ser a coisa mais importante que você faz para o cliente. Ao acenar com a cabeça e talvez até mesmo fazer anotações enquanto ele fala, você mostra ao cliente que está ouvindo ativamente o que ele tem a dizer. Ao não interromper, você dá a eles a oportunidade de expressar suas frustrações, depois do que eles provavelmente estarão mais dispostos a trabalhar em uma solução com você.
6. Repita suas preocupações para o cliente
Repetir o problema mostra que você está ouvindo e prestando atenção. Isso também confirma para você exatamente qual é o problema, para que não haja mal-entendidos. Por exemplo, "Só para ter certeza de que entendi, você está chateado porque o bolo que pediu não alimentou 24 pessoas”
7. Simpatize, demonstre empatia e peça desculpas
Mostre respeitosamente que você entende por que eles estão chateados e tente se colocar no lugar deles para ver como você se sentiria em uma situação semelhante. Isso pode ajudar a colocá-lo em um estado de espírito mais compreensivo para criar uma solução.
8. Ofereça uma solução
Alguns clientes chateados querem apenas expressar sua frustração, e você só precisa ouvir. Outros estão procurando algo mais concreto, como reembolso ou renovação de um trabalho. Ofereça uma solução e esteja aberto para discuti-la mais detalhadamente.
Os melhores equipamentos do ramo alimentício você encontra aqui!
9. Agradeça ao cliente
Para encerrar a interação, agradeça sinceramente ao cliente por apresentar suas preocupações. Seu objetivo é fornecer os melhores produtos e serviços, e todos os comentários ajudam nesse sentido. Você também pode expressar a esperança de ter retido esse cliente para o futuro, como " Esperamos vê-lo fique aqui conosco novamente"
Gostou das dicas? Venha conhecer o SOTOMANO, a maior e mais completa loja do setor, especializada em cozinhas industriais, casas de carnes, padarias, restaurantes,mercados, rotisseries e todos outros segmentos do setor.