VOCÊ ESTÁ EM:

O QUE É UM CHAR BROILER?

Neste post você irá entender a diferença entre um Char Broiler e uma churrasqueira, como usar um Char Broiler e suas funcionalidades, vamos lá?

 

O churrasco é uma atividade muito antiga, que vem desde os tempos da caverna. Usar o fogo para assar a carne é uma das atividades mais comuns entre nós brasileiros. É o momento de juntar a família e amigos para confraternizar.

 

O Char Broiler vem com a proposta de facilitar a vida de quem deseja fazer um churrasco. Eliminando a fumaça em excesso produzida pelo carvão e dando a possibilidade de um controle maior de temperatura da grelha, o que facilita na hora de acertar o ponto da carne.

 

Ela é geralmente muito usada em restaurantes e lanchonetes, mas hoje é comum encontrar no mercado diversos tamanhos e funcionalidades para se encaixar em qualquer ambiente, inclusive em sua área gourmet.

 

São fabricadas em aço inox para garantir uma limpeza sem complicações, com grelhas em formato de V que auxiliam no escoamento do excesso de gordura, direcionando-a a um coletor que fica em sua base.

 

Os queimadores são fabricados em tubo mecânico industrial, com a grelha defletora em aço carbono e pintura em alumínio com uma resistência de até 500ºC. Essa configuração é muito importante para garantir uma boa vida útil para o equipamento.

 

Diferente das chapas de lanchonete, no Char Boiler você consegue controlar a temperatura por regiões da grelha.

 

            Como é a alimentação de uma Char Broiler?

 

O Char Broiler trabalha com sistema a gás, com registros em latão para controle de temperatura dos queimadores.

 

            O ponto ideal

 

O prazer de saborear uma boa carne está diretamente ligado ao modo em que ela é preparada. Saber manipular o corte sobre as temperaturas corretas em cada etapa do processo faz muita diferença, e é claro que é muito importante você conhecer as características da carne que você está assando.

 

Com tudo, o básico consiste em manter sua suculência e maciez com aquela crosta douradora maravilhosa pelo lado de fora, o que chamamos de reação de Maillard.

 

Quem é churrasqueiro mais experiente conhece o termo, para os leigos no assunto daremos uma breve explicação.

 

Essa reação não é exclusiva do churrasco, e pode é feita no preparo de diversos alimentos como no café, chocolate, cerveja escura e no pão nosso de cada dia.

 

Maillard é o sobrenome do medico que desenvolveu os estudos sobre esse fenômeno que dá sabores característicos aos alimentos que entram em contato com altas temperaturas.

 

Para se ter uma carne suculenta no churrasco, utilizando essa técnica, o primeiro contato da carne com a grelha tem que ser na parte mais quente, que supere os 120ºC (temperatura que dá início à reação).

 

Com esse processo, você vai selar a carne de todos os lados. Isso ajuda a manter o suco da peça em seu interior.

 

Quando finalizar esse processo, sem deixar a carne queimar, você leva a peça para região do Char Boiler com temperatura mais amena para acertar o ponto interno. Aqui o tempo vai mandar, quanto mais ficar nessa região mais próximo de bem passada a peça fica.

 

Conheça nossos produtos clicando aqui.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0