VOCÊ ESTÁ EM:

SERRA DE FITA: O QUE É E QUAL A MELHOR?

Assim como moedores de carne, processadores de alimentos e cortadores de frios, a serra em fita é um dos equipamentos mais importantes que você terá em seu açougue, peixaria, mercado ou restaurantes.

Por muito tempo, o corte das carnes eram realizadas de forma manual, o que resultava em cortes de forma completamente desproporcional e muitas vezes o desperdício do alimento, causando um grande prejuízo ao comerciante.

Pensando nisso, foram inventadas as famosas Serras Fita, que podem ser encontradas em várias áreas, como por exemplo o corte de madeira, de metais, alumínios, etc.


Mas vamos nos limitar a serra de fita para o setor alimentício:


Ele se demonstra um equipamento robusto capaz de realizar cortes precisos em carnes grandes ou pequenas, com ossos ou sem.

Mas ela é especialmente usada para cortar carnes mais duras, com ossos grandes e nervos difíceis de se cortar a mão.


Algumas características importantes a se considerar:


1. Resistência

Como descrito acima, a serra de fita precisa ser resistente para realizar o corte de ossos, por isso verifique a confiabilidade do equipamento


2. Atente-se ao material do qual ele é produzido

Lembre-se que você estará lidando com carne e que poderá deixar sangue e cheiro no equipamento. Por isso, verifique se a serra de fita é feita de aço inox, pois esse material é de fácil limpeza e de difícil corrosão.


3. Segurança

Jamais se esqueça de verificar se o equipamento possui um dispositivo de segurança para desligá-lo em casos de emergência, pois essa máquina pode ser muito perigosa caso seja manejada de forma incorreta.

Veja se o equipamento segue as normas da NR12


4. Manejamento

Toda serra fita possui um manual informando a maneira correta de se usar a máquina. Jamais tente burlar os dispositivos de segurança contidos no equipamento.


Quais são as melhores serras fita do mercado?



Arquivo
   

Você encontrará três marcas de maior confiança do mercado, a BECCARO, SKYMSEN e CAF.

Todas elas seguem à risca os procedimentos de segurança e de qualidade.


1. A BECCARO se destaca em algumas serras, como a Serra de Fita para Ossos SF 2.55 e a Serra de Fita para Ossos SF 2.82, com mesa, chapa e cabeçote em aço inox que facilitam a limpeza, ambas com opção de aço inox de 304 ou 430. Além de polias e volantes produzidos em ferro fundido.
Além disso, possui dispositivos de segurança como: protetor de fita, empurrador, e esticador e botão de emergência


2. Já na SKYMSEN você irá encontrar várias opções, como a serra de fita normal, com 2,82 metros chamada SFL 282 , também feita em aço inox com reguladores de corte e empurrador, além de botão de emergência

Mas também irá encontrar serra fita para serviços ainda mais pesados, as chamadas Serra Fita Heavy Duty, possuindo em tamanhos de 3,15 e 2,82 metros.

Ela possui um protetor que impede que a máquina funcione quando você remover a lâmina de corte, além de um sistema que impede o religamento automático da máquina em casos de desligamento forçado por quedas de energia.

Ela também possui um botão de emergência para parada instantânea


3. E por último da CAF, também possui serras fita de alta qualidade, feito em aço inox 304 ou 430, com mesa móvel ou fixa, além de possuir um botão de emergência

Também possui tamanhos de 1,74; 2,55 e 3,10 metros



Quer saber mais sobre Serra Fita e demais produtos e equipamentos do setor alimentício? Venha conhecer o SOTOMANO, a maior e mais completa loja do setor, especializada em cozinhas industriais, casas de carnes, padarias, restaurantes, mercados, rotisseries e todos outros segmentos do setor.

NOVIDADES NO BLOG